Você sabe como surgiu o dia 8 de Março?
A primeira manifestação em relação às mulheres ocorreu em Nova York, no dia 26 de Fevereiro de 1909. A passeata contou com cerca de 15 mil mulheres que protestaram por melhores condições de trabalho, que na época eram muito precárias e exploradoras.
Em outubro do ano seguinte, em Copenhague, capital da Dinamarca, aconteceu a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na qual a líder socialista alemã Clara Zetkin sugeriu que houvesse uma agenda anual de ações em prol das mulheres.
No dia 8 de Março de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Elas foram fortemente repreendidas e o episódio acabou dando início à Revolução Russa.
Desde então, o movimento internacional socialista adotou a data como o Dia Internacional da Mulher e as comemorações passaram a ser realizadas no mesmo dia em vários países.
A ONU — Organização das Nações Unidas — declarou o ano de 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” e, foi a partir desse ano que o 8 de Março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher.
Trago esse contexto histórico para fortalecer que essa data nao deve ser mais uma no calendário para comemorações "consumistas" e sim um dia de lembrar e celebrar todas as vitórias conquistadas pelas mulheres que vieram antes de nós.
Aproveite o mês de Março e os demais meses do ano, para que nos ambientes em que você convive, oportunize na pauta temas como:
✅ Ressignificar o papel da mulher na sociedade
✅ Igualde salarial
✅ Combate a violência contra as mulheres
✅ Poder de fala nas organizações
✅ Feminismo negro
... entre outros.
E no dia de hoje tive a oportunidade de falar sobre o tema "Ser Mulher" na Interplayers, onde abordei sobre as conquistas das mulheres e a importância do nosso papel na ascensão feminina. Trocas belíssimas e de muitas reflexões. 😍
Quer levar esse tema para dentro da sua empresa... me chama inbox que conversamos sobre esse tema e outros que podemos construir juntos de acordo com a sua necessidade. 😉
Até a próxima! 😉
Se identificou com o tema e quer conversar sobre, me chama inbox ou clica no link: https://linktr.ee/luinspirapessoas.
Eu sou Luciana Menestrino Gonçalves, Psicóloga, Analista Estima e Palestrante. Com mais de 19 anos de experiência de mercado em gestão de pessoas e atendimento a clientes/pacientes, com foco no desenvolvimento de pessoas, tanto pessoal como profissional. Tenho como propósito profissional acolher os pacientes e por meio da terapia consigam acessar ao mais profundo do ser humano, acesso a sua essência, acesso a sua luz e a sua sombra, entendendo o porquê fazem o que fazem, gerando impacto positivo na vida dos mesmos. Inspirar as pessoas a entregarem/encontrarem o seu melhor é prioridade na minha trajetória.
Esse e outros textos estão disponíveis no meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/menestrinorg/.
Vem me acompanhar também por lá!
Até breve!
Komentar