Quantas vezes somos surpreendidas por sentimentos que simplesmente "aparecem", sem pedir licença: ansiedade, tristeza, frustração?
Às vezes é como se não tivéssemos controle sobre o que se passa dentro de nós.
E, na verdade, isso é verdade até certo ponto.
Não temos o poder de escolher o que sentimos.
Nossas emoções são naturais, surgem por uma infinidade de motivos e são respostas ao que vivemos.
Porém, se por um lado não podemos evitar o que sentimos, por outro, podemos escolher o que fazer com esses sentimentos. A decisão de como reagir é nossa.
E é aí que entra o poder do autoconhecimento e do equilíbrio emocional. Podemos optar por acolher essas emoções, entender o que elas querem nos ensinar e escolher caminhos que nos façam bem, ao invés de apenas reagir impulsivamente ou deixar que elas nos dominem.
Essa escolha é libertadora. Quando você decide agir a partir do que sente, com consciência e propósito, você se fortalece. A terapia é uma ferramenta incrível para ajudar nesse processo. Ela nos ensina a olhar para dentro, entender os motivos por trás de cada emoção e construir estratégias para lidar com elas de uma forma saudável.
✨ Então, minha mensagem para vocês hoje é: acolha suas emoções, mas lembre-se de que o poder de reação está nas suas mãos. ✨
E você, o que escolhe fazer com o que sente?
Comentários