Trago reflexões sobre o livro de Edu Lyra, “Da Favela para o Mundo", o qual conta a história dele, como ele chegou onde chegou, quem ele se tornou apesar de todas as adversidades, quais foram os seus mentores, apoiadores e que acreditaram na vitória dele, mais do que ele próprio.
Traz pautas sobre propósito, resistência intelectual, comunicação, relacionamentos, feedback e gratidão.
Começo falando sobre PROPÓSITO, onde ele entendeu que ter um propósito nos oferece a possibilidade de fazermos as pazes com o passado e sermos livres para irmos atrás daquilo que acreditamos, sem ressentimentos do que nos aconteceu até o momento presente. Quem tem um propósito não tem vergonha do passado. Aliás, utiliza essas experiências por piores que sejam para iluminar o futuro do seu propósito. O mundo precisa de líderes que tenham um genuíno propósito, pois dessa forma conseguimos construir pontes e não muros entre as pessoas.
Ele traz o conceito de RESISTÊNCIA INTELECTUAL, sendo compreendida como aquilo que não permite que uma crítica ou vaia te paralise. É a resistência de se manter em pé mesmo em período de crise econômica, quando a meta está ainda distante de ser atingida, por exemplo. Ela faz com que suas ideias e seus sonhos sejam inabaláveis. Se você olhar para o mundo como vítima de tudo e de todos não vai conseguir aumentar os resultados e vai ficar estagnado no mesmo lugar a vida toda. A diferença está na forma como você enxerga as oportunidades que lhe são postas e a forma que você lida com as mesmas.
Segundo ele, é importante termos hábitos para construir relacionamentos sólidos e redes sociais poderosas. São eles:
Ouça as pessoas de verdade e com verdade, falar é fácil, mas por outro lado ouvir é uma habilidade para poucos, mas que pode ser desenvolvida. Seja interessado e não apenas interessante.
Esteja com as pessoas, relacionamentos profundos não podem ser construídos artificialmente, por isso para ter uma rede de relacionamentos é preciso dedicar tempo e ser apaixonado pelas pessoas, caso contrário será impossível, se você realmente quiser fazer isso vai ter de criar momentos, inventar jantares, almoços, chamar as pessoas para tomar um café, esses momentos geram conexão.
Foque na pessoa e não no negócio, o relacionamento não pode ser regado a interesses porque eles passam e a verdadeira amizade é focada na pessoa. E quem está do outro lado consegue perceber quando esse relacionamento é genuíno ou focado em negócios unicamente. Por outro lado, também tenho amigos que já me disseram não para investimentos e parcerias e nada mudou porque a amizade precisa ser construída sobre inegociáveis, isso faz com que a sua rede seja inabalável.
Agregue valor às pessoas, não se relacione apenas para receber, pense o que você poderia agregar, o que você sabe que o outro não sabe. Se coloque à disposição para ajudar no que for preciso e estiver ao seu alcance.
Seja gentil e reconheça os esforços, pensamos mais em nós do que nos outros o tempo todo, esquecemos dos pequenos detalhes, como dizer “bom dia”, “obrigada”. Às vezes, dedicar um tempo para ligar para um amigo mesmo que não tenha nada especificamente a tratar, mas para dizer um elogio ou agradecer por algum motivo. Reconheça que essa pessoa é importante na sua vida e faça com que ela saiba que ela é importante na sua vida.
Presenteie, sempre que conheço uma pessoa com quem me identifico, envio um postal do Geraldo Falcões falando como foi especial conhecê-la escrito à mão, envio também para amigos agradecendo um gesto de bondade. Demonstre gratidão aos outros.
Perdoe, não existe um relacionamento que em algum momento para continuar de pé, não vai precisar do perdão. As pessoas falham, simples assim, ter um coração é uma dádiva. Quem perdoa recebe perdão. Criadores de relacionamento, para estabelecer manutenção, precisam ter a coragem de perdoar.
Ajude, fique atento aos momentos difíceis que os outros enfrentam. Nessas horas duras da vida ofereça apoio, escuta genuína, ombro amigo para que essa pessoa se sinta acolhido. Para quem recebe é marcante e aprofunda a relação a níveis jamais atingidos.
Regue a planta, meu pai sempre me dizia que mais do que fazer novos relacionamentos eu deveria cultivar os que eu tinha construído. Cultivar diz respeito a regar, a ser cuidadoso, tirar e expulsar as pragas. Manter a rede viva dá um trabalho danado, é o trabalho de jardineiro, que todo dia poda, alimenta e rega, mas ao final o jardineiro se realiza com a beleza das flores que plantou e alimentou, o colorido delas o cheiro que exala. Essa é a beleza de uma rede de amigos, comece!
Falando sobre COMUNICAÇÃO, comunique-se, exponha-se ao risco de errar, de ser vaiado, de ouvir críticas e ser rejeitado. Quanto mais você se expõe, melhor. Quanto mais você se comunica em público, olha nos olhos das pessoas, mais musculatura vai adquirindo. Segundo ele, o mais importante é construir a confiança necessária. Antes de comunicar para fora, é preciso comunicar para dentro. Antes de convencer os outros, é preciso se convencer de que você pode fazê-lo. Antes de inspirar os outros, tem que se inspirar. Antes de iluminar a alma dos outros com lindas palavras, um comunicador para iluminar a si próprio.
Outro ponto abordado é sobre a forma que reagimos ao FEEDBACK, pois revela muito sobre nós mesmos. Se temos a humildade de ouvir para aprender e, quando necessário, mudar, ou se não sentimos senhores da razão. Dar feedback é muito delicado, sobretudo para quem oferece. Se reagirmos com truculência, isso torna a experiência negativa e frustrante. Consequentemente, fechamos a porta, porque a pessoa nunca mais vai investir seu tempo com a gente. No curso da vida, você vai, infelizmente, encontrar poucas pessoas que estão, genuinamente, comprometidas com você. São poucas as pessoas que se importam, que olham para o detalhe do detalhe. Quando você encontrar uma pessoa assim, trate-a de forma diferente. Feedback serve para ouvir, voltar para a casa, refletir e modelar. Modelar é melhorar, encontrar a calibragem certa. Depois de modelar, volte com uma nova abordagem, um e-mail diferente, um novo discurso.
O sentimento que mais tento cultivar na minha alma é a GRATIDÃO, entre tudo o que sinto, o que mexe emocionalmente comigo é gratidão em relação aos acontecimentos da minha vida, que me ensinam, me fazem amadurecer e me preparam para a próxima etapa. A gratidão me conduz para uma vida mais plena, equilibrada e feliz. Acredito que o caminho mais viável para a alegria é ser grato. É impossível alguém ingrato ser plenamente feliz. A conta não fecha. Só estaremos prontos para conquistar experiências e sonhos maiores no futuro, se formos capazes de ser gratos ao passado e onde conseguimos chegar na vida.
A INGRATIDÃO não te ajuda em nada, não colabora com seu crescimento, não te faz amadurecer emocionalmente. A ingratidão é o veneno que mata amizades, destrói o brilho do eclipse, gera obstáculos para o futuro. Quanto mais ingratidão, mais distanciamento, mais barreiras para a relação humana. Ingratidão é algo desprezível que precisa ser eliminado o quanto antes. Quem se permite cultivar uma alma ingrata, torna-se automaticamente amargo e infeliz.
“Sou grato pelas centenas de nãos que recebi porque eles me ensinaram o caminho para o sim.”
Gratidão é uma fonte inesgotável de poder intenso, quem é grato tem mais poderes em relação aos ingratos e aos que não usam esse recurso.
Em síntese, o livro aborda vários temas como os citados acima, mas que envolvem como tema principal o propósito, ou seja, o motivo ou a razão subjacente para o qual alguém ou algo existe ou age. É a razão de ser, o objetivo principal que orienta as decisões e ações de uma pessoa ou organização.
O propósito é uma questão fundamental para a vida humana, pois ajuda a dar sentido e direção à nossa existência. Quando temos um propósito claro, podemos tomar decisões mais conscientes e focar nossas energias em direção a objetivos significativos e satisfatórios.
Encontrar e definir seu propósito pode ser um processo desafiador e envolve reflexão profunda sobre seus valores, talentos e aspirações pessoais. É importante lembrar que o propósito pode mudar ao longo do tempo e estar aberto a revisar e redefinir seus objetivos de vida é uma parte importante do seu crescimento pessoal.
Kommentare