Hoje um dos temas que tenho visto várias pessoas comentarem foi sobre a aparência da Lady Gaga na premiação do Oscar 2023, evento super glamoroso onde cada um/uma quer estar mais reluzente que o outro e a Lady Gaga ao subir ao palco para cantar se mostrou como ela mesma, de tênis, camiseta, jeans rasgado, cabelo preso e sem as maquiagens que transformam ela de uma maneira incrível.
Ok, sabemos que a maquiagem, o figurino faz parte da profissão dela, mas porque ela também não pode se mostrar vestida dela mesma, ou seja, de Stefani Joanne Angelina Germanotta, seu nome real? 🤔
Essa introdução para dizer que fiz algumas reflexões sobre como usamos máscaras no decorrer da nossa vida, sejam elas profissionais ou pessoais, mas o quanto é importante estarmos conectadas com a nossa essência e com quem realmente somos e nos mantermos na grande parte do nosso tempo vestidas de nós mesmas, mesmo que tenhamos que usá-las em algumas situações. 🙂
Eu mesma já usei máscaras, principalmente no mercado corporativo, pois naquele momento era necessário para que eu conseguisse transitar em vários ambientes e com pessoas diferentes, tendo que ter essa flexibilidade; e até aí tudo certo. 😏
Mas onde está o perigo?
Essas máscaras grudarem na gente e não conseguirmos enxergar mais quem realmente somos. 😮
E daí trago porque se vestir de você mesma é tão importante:
Autoconhecimento: Ser você mesma significa que você está ciente de suas habilidades, valores, crenças e limitações. Isso ajuda a ter um maior autoconhecimento, o que é importante para se sentir bem consigo mesma e tomar decisões mais conscientes.
Autenticidade: Ser autêntica é ser fiel a si mesmo. Quando você é autêntica, você vive de acordo com seus valores e crenças, o que o torna mais confiante e atraente para os outros.
Felicidade: Ser você mesma pode levar à felicidade, pois você está fazendo coisas que são importantes para você e que lhe trazem alegria. Quando você está vivendo de acordo com as expectativas dos outros, pode acabar sentindo-se infeliz e insatisfeito.
Relacionamentos Saudáveis: Quando você é autêntica, você atrai pessoas que se identificam com você e que compartilham seus valores e interesses. Isso leva a relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.
Crescimento Pessoal: Quando você é você mesma, está sempre aprendendo e crescendo como pessoa. Você se permite experimentar coisas novas e se desafiar, o que pode levar a um maior crescimento pessoal e desenvolvimento.
Em síntese, vamos ser menos Lady Gaga e ser mais Stefani Joanne Angelina Germanotta?
Nos despir de quem às vezes temos que ser para caber.
E será que esse caber está sendo saudável para você?
Fica a reflexão! 😊
Até a próxima! 😉
Se identificou com o tema e quer conversar sobre, me chama inbox ou clica no link: https://linktr.ee/luinspirapessoas.
Eu sou Luciana Menestrino Gonçalves, Psicóloga Clínica, Palestrante, Mentora de Carreira e Especialista em Autoestima Feminina. Executiva há mais de 19 anos, com experiência de mercado em gestão de pessoas, relacionamento com o cliente, desenvolvimento de equipes de alta performance, mentoria de carreira e psicóloga organizacional nos seguimentos de varejo, indústria, pesquisa de mercado e área da saúde.
Mais de 600 pessoas impactadas no decorrer da minha jornada profissional.
Inspirar as pessoas a entregarem/encontrarem o seu melhor é prioridade na minha trajetória.
Esse e outros textos estão disponíveis no meu Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luinspirapessoas/.
Vem me acompanhar também por lá!
Até breve!
Comments